Ana Carolina de Camargo Clève concede entrevista ao Estadão sobre possiblidade de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão
A advogada Ana Carolina de Camargo Clève, sócia do escritório, concedeu entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo sobre a possibilidade de cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro. Para ela s outros especialistas ouvidos, as chances aumentam com a confirmação da condenação de ex-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).
O caso está sendo julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, conforme aponta a matéria, pode servir de precedente para o processo envolvendo o presidente da República.
“Se o desfecho for desfavorável para o PT, é muito provável que o Bolsonaro esteja na berlinda, porque, no caso dele, os fatos são muito mais graves. Há várias ações, ainda tem o inquérito das fake news, provas emprestadas, com um cenário político desfavorável a ele e evidências robustas”, afirma Ana Carolina, que é presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade). “No caso do Bolsonaro, estamos falando de disparo em massa com financiamento de pessoas jurídicas do empresariado correndo por fora da campanha. É uma chuva de condutas ilícitas”, afirma.
A advogada destaca ainda que a similaridade dos casos em julgamentos que devem ter a mesma composição de ministros no TSE tende a levar à aplicação do mesmo entendimento alcançado contra o ex-candidato do PT no processo que mira Bolsonaro. Ela explica que uma decisão isolada não é suficiente para formar precedentes, mas deve ser um elemento decisivo contra o presidente ao se somar a outros casos.